O trabalho do João Luiz Soares Portella

A minha atuação como psicólogo junto aos pacientes com câncer é bastante ampla, vai desde a facilitação da comunicação do diagnóstico com seu médico se estendendo para com seus familiares. A intervenção na CASA VIDA é dar suporte psicológico aos pacientes, dinâmica de grupo aos funcionários do telemarketing e aos cuidadores diretos dos pacientes que passam pela CASA VIDA.
No individual com o paciente trabalha-se o enfrentamento da doença e do tratamento, na qual será abordada a respeito do que o paciente pensa a respeito do seu diagnóstico, quais os seus anseios e expectativas, visando estimular a ele (paciente) seus recursos externos e internos na aceitação da doença, bem como, do seu tratamento. Nos grupos com pacientes e seus familiares é trabalhado uma melhor compreensão dos mecanismos de defesa que surge com a revelação do diagnóstico de câncer, visando diminuir o nível de ansiedade, estresse e angustias , quanto a intervenção hospitalar, os medos surgidos quanto a cirurgias e demais tratamentos.
O psicólogo nesse momento lidará diretamente com a fragilidade emocional do paciente e seu estado de ânimo. É indispensável o meu trabalho devido o estado emocional que o paciente se encontra após a notícia do diagnóstico. Percebe-se ainda no acompanhamento psicologico com os pacientes que o entendimento psico-oncológico tem representado um aumento no tempo do paciente. Acredita-se que essa maior sobrevivência ocorra porque com o atendimento psicológico, o paciente apresenta melhora na qualidade de vida, e com isso ele é levado a melhor aceitar a conduta médica e bem como o tratamento, baixando o nivél de angústia e diminuindo o percurso da doença.

" Porfim, a minha intervenção na CASA VIDA é proporcionar aos pacientese seus acompanhantes o pleno direito a vida, a saúde, a dignidade, ao alimento, ao respeito e a convivência fraterna nesse ambiente familiar onde todos interagem por um mesmo objetivo, de maneira fraterna e comunitária."


João Luis Soares Portella
Psicólogo - CASA VIDA.

Casa Vida | Todos os direitos reservados.
Facebook Casa Vida Twitter Casa Vida