Camaquã ganha 1° abrigo a pacientes em tratamento de saúde

Camaquã ganha 1° abrigo a pacientes em tratamento de saúde


O local é alugado e terá capacidade para abrigar pessoas de outras cidades que realizam tratamento de saúde em Camaquã


A Sexta unidade da Entidade Casa Vida no Estado começou a abrigar os primeiros pacientes e cuidadores nesta quarta-feira (3) em Camaquã. O local oferece um lugar para descanso, pernoite, quatro refeições diárias, higiene, além do atendimento social, todos gratuitos. Além da segurança, o lugar representa qualidade de vida e comprometimento com os pacientes e cuidadores de toda a região que realizam tratamento de saúde em Camaquã.O objetivo é dar conforto físico e psicológico para que a situação seja menos dolorosa para os doentes e as famílias.


A Assistente Social e umas das fundadoras da Ong, Palmira Jaques, explica que o município foi escolhido para sediar a 6ª unidade da Casa Vida depois de um estudo sobre a demanda de pessoas que precisam deste amparo. Ele explica que o hospital Nossa Senhora Aparecida de Camaquã é referência para 17 municípios da 2ª Coordenadoria Regional de saúde e, por isso, recebe centenas de pacientes residentes de cidades vizinhas vêm em vans disponibilizadas pelas prefeituras para receber tratamento no hospital. Mas além do problema de saúde, muitos enfrentam outra dificuldade: ter onde se hospedar durante o tratamento, especialmente os familiares que precisam dar o apoio necessário.


Atendimento


A Casa Vida ficará na Av Presidente Vargas, 574, em Camaquã. Outras informações podem ser obtidas por telefone (53) 84667430, telefone este provisório até a instalação da linha fixa. Nesta primeira fase, a Casa Vida funcionará com dez leitos. Ao todo são três quartos, cozinha, área de serviço, refeitório, sala de TV, sala de assistência social e dois banheiros. Além da hospedagem (restrita ao paciente e um acompanhante) a casa oferece suporte psicológico à família, auxílio material como; alimentação por sonda, fraldas geriátricas, bolsa de colostomia, medicamentos e cestas básicas.


Toda esta estrutura é mantida através do amparo financeiro da comunidade e voluntários da Entidade.  


A CASA VIDA atualmente, conta com mais cinco unidades nos municípios de Pelotas, Rio Grande Bagé, Passo Fundo e Uruguaiana, sendo que mais de 200 municípios e 2500 famílias do estado já foram ou estão sendo atendidos.


Site: www.casavida.org.br

Casa Vida | Todos os direitos reservados.
Facebook Casa Vida Twitter Casa Vida